O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) recebeu, nesta quarta-feira (26), na Prefeitura Municipal, o superintendente do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior. Outros diretores da autarquia também estiveram presentes.
O dirigente do instituto cumprimentou o prefeito pela visão moderna de administração pública, destacando a manutenção de uma secretaria específica para a inovação tecnológica. “A iniciativa ‘Cidade Digital’ deverá utilizar sistemas on-line em diversos setores públicos. Com essa tecnologia, a gestão ficará mais moderna, proporcionando praticidade para a população. A digitalização melhora a relação entre a Prefeitura e os cidadãos, facilitando o acesso aos serviços públicos, reduzindo o tempo de espera pelo atendimento, gerando economia aos cofres públicos e agilizando o desenvolvimento”, destacou Vinicius.
Marcos Heleno ressaltou que o país passa por um momento de transformação. “Precisamos estar atentos à revolução tecnológica no mundo. O instituto lida com instrumentos de medida, já que a metrologia é o primeiro pilar da qualidade. Realizamos várias ações, desde a orientação a fabricantes e comerciantes, de acordo com a legislação, até a fiscalização e a prestação de serviços, com o objetivo de garantir um consumo seguro e confiável para a população. Os estabelecimentos podem receber a visita da fiscalização em qualquer dia do ano, sem prévio aviso”, afirmou.
Pela manhã, a diretoria do Ipem esteve na Secretaria de Tecnologia e Inovação, onde se encontrou com o secretário Walter Leandro Marques e com o adjunto, Rodrigo Ramos dos Santos.
O secretário destacou a importância da integração com o instituto para a melhoria constante da inovação. “O que as empresas precisarem, estaremos qualificados para oferecer suporte, visando a qualidade dos produtos. A qualidade é fundamental para o sucesso empresarial e da gestão pública, e é por isso que criamos o projeto ‘Marília Digital’. O prefeito Vinicius Camarinha determinou que, com a digitalização, a população seja sempre bem atendida”, afirmou Walter.
O Ipem é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania. Representa o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado. Com instrumentos e sistemas de medição, fiscaliza produtos sujeitos à certificação obrigatória da conformidade.
Possui 18 regionais em todo o Estado, sendo quatro na capital e 14 no interior, uma delas em Marília. “Anualmente, visito as regionais para verificar o desenvolvimento das atividades e identificar melhorias para oferecer maior suporte à população, proporcionando mais confiança ao mercado e às empresas idôneas, dentro de uma concorrência leal, visando a geração de empregos, renda e o desenvolvimento econômico”, afirmou Marcos Heleno, que, antes de assumir o Ipem-SP, foi presidente do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).