No último domingo (23), criminosos furtaram transformadores de energia no sistema de bombeamento do Rio do Peixe, em Marília. O crime compromete a rede elétrica e pode prejudicar o abastecimento de água, já que a falta desses equipamentos provoca oscilações que afetam o funcionamento das bombas.
Embora o serviço seja restabelecido rapidamente, a retomada completa do bombeamento leva mais tempo, o que pode gerar falhas temporárias no fornecimento. Assim que o furto foi identificado, equipes da CPFL e da RIC Ambiental, responsável pelo saneamento, iniciaram os reparos, mas ainda não há previsão para a reposição dos transformadores.
Esse é o segundo caso em menos de dois meses, aumentando os riscos para a segurança e a estabilidade do sistema. Sem os transformadores, há possibilidade de falhas elétricas que comprometem a distribuição de água para a população.
Para reduzir prejuízos e dificultar novos furtos, a RIC Ambiental está substituindo cabos de cobre por alumínio, que tem menor valor comercial. A concessionária e a CPFL também avaliam medidas para reforçar a segurança e evitar novos crimes.