Já estão disponíveis na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília o calendário impresso sobre o funcionamento das lojas do comércio varejista de Marília para toda a temporada de 2025. Foram confeccionados 15 mil exemplares, além de se encontrar disponível no portal eletrônico da entidade (www.acim.org.br) para ser acessado quando quiser.
“A proposta é que comerciantes, comerciários e consumidores tenham conhecimento de como funcionará a abertura das lojas da cidade durante todo o ano”, explicou o presidente da entidade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao dizer que o calendário é gratuito e pode ser retirada na sede da entidade por qualquer interessado. “É importante que todos saibam quando as lojas funcionarão à noite, por exemplo”, apontou o dirigente ao notar os cinco dias úteis em que as lojas marilienses abrirão até às 22 horas, exceto o mês de dezembro que é considerado diferenciado, por causa do Natal, principal período de vendas do varejo nacional.
De acordo com o calendário montado e divulgado, desta vez o mês de abril será o mês com maior número de feriados durante a semana, ou seja, em dias úteis, diminuindo o período de vendas das lojas. 04 de abril (sexta-feira) é aniversário da cidade, enquanto que dia 18 (sexta-feira) é feriado religioso com a Sexta-Feira Santa. Dia 21 de abril (segunda-feira), é celebrado o Dia de Tiradentes. “Lembrando que em qualquer destes dias o lojista pode abrir a loja, desde que, respeite a convenção coletiva de trabalho”, lembrou o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, apontando para o “QR Code” impresso junto ao calendário, para que qualquer pessoa tenha acesso ao documento assinado entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores.
O funcionamento à noite, até às 22 horas, acontecerão próximos aos dias celebrados nacionalmente entre as datas comemorativas para o comércio varejista no Brasil, como são os casos de: 09 de maio (sexta-feira), por causa do Dia das Mães celebrado no domingo, dia 11; 11 de junho (quarta-feira), para comemorar o Dia dos Namorados, no dia 12 de junho (quinta-feira); 08 de agosto (sexta-feira) em comemoração ao Dia dos Pais, no segundo domingo daquele mês, dia 10; 10 de outubro (sexta-feira), em razão do Dia das Crianças comemorado no segundo domingo de outubro, dia 12; 28 de novembro (sexta-feira), dia da “Black Friday” que abre as vendas do final do ano, antecedendo o Natal em dezembro que passará a abrir à noite a partir do dia 05, sexta-feira, até dia 23 de dezembro, terça-feira.
O mês de dezembro, como diferencial, terá o funcionamento do comércio no domingo, dia 21, como de hábito, até às 17 horas, como acontece anualmente. O feriado do dia 08 de dezembro, segunda-feira, o período de funcionamento também será das 9h às 17 horas, por causa do Dia de Imaculada Conceição, feriado municipal religioso. “Estão sendo respeitados todos os dois primeiros sábados de cada mês com funcionamento até às 17 horas”, apontou José Augusto Gomes, exceto o mês de abril, por causa dos vários feriados durante a semana. “Em novembro, o dia 29, sábado, o funcionamento é até as 17 englobando todos os sábados de dezembro”, acrescentou o dirigente da associação comercial.
José Augusto Gomes explica que na convenção coletiva de trabalho assinala apenas os dias: 01 de janeiro, 01 de maio e 25 de dezembro, como os únicos do ano em que as lojas não podem abrir. “Dentro da Liberdade Econômica, cada comerciante tem a liberdade de decidir se abre ou não, respeitando a convenção coletiva de trabalho”, avisou Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao enfatizar a importância do calendário de funcionamento do comércio de Marília para 2025.