Práticas simples podem manter a harmonia e a conexão nos encontros familiares
À medida que as celebrações de fim de ano se aproximam, os preparativos para as festas e as expectativas para os encontros com familiares, amigos e colegas de trabalho podem trazer desafios e potenciais conflitos. Talita Girotto Colombo, docente da área de Bem-estar do Senac Marília e integrante do Programa Senac de Cultura de Paz da instituição, compartilha algumas práticas para evitar problemas e manter momentos harmoniosos e significativos.
Um estudo feito pela International Stress Management Association (ISMA-BR), mostrou que 80% das pessoas entrevistadas entre 25 e 55 anos têm seu nível de estresse maior no mês de dezembro. A chamada “Síndrome do Final do Ano” está associada à combinação de autocobrança, melancolia típica do encerramento de ciclos e reflexões sobre metas não atingidas. Esse período também é marcado pelo estresse gerado por pressão para cumprir metas no trabalho ao mesmo tempo em que é prbeciso lidar com eventos e compromissos sociais.
Como promover a Cultura de Paz nas celebrações
De acordo com Talita, os conflitos podem surgir até mesmo durante as festas mais felizes e aguardadas: “É importante estarmos preparados para lidar com essas situações e manter a paz no ambiente. As principais estratégias que podem ajudar são: manter a calma, evitando acusações e generalizações que podem agravar a situação e, acima de tudo, é sempre bom lembrar a todos do propósito da reunião e da importância de preservar a harmonia para que possamos aproveitar ao máximo esse tempo juntos.”, ressalta.
A docente elenca cinco passos essenciais para promover a cultura de paz durante as festas:
• Estabeleça um clima de respeito: Antes dos encontros, alinhe expectativas que respeitem as necessidades de todos.
• Pratique a escuta ativa: Ouvir com atenção genuína é um ato de empatia que pode evitar mal-entendidos e fortalecer vínculos.
• Evite temas sensíveis: Caso perceba que algum assunto pode gerar tensão, priorize conversas que valorizem a troca positiva.
• Modere o consumo de álcool: O equilíbrio é fundamental para preservar um ambiente acolhedor e respeitoso.
• Inclua pausas restaurativas: A sugestão é que as famílias reservem momentos de descanso ou silêncio para recuperar a energia e manter a harmonia.
Além disso, Talita reforça o papel da Comunicação Não Violenta (CNV) como ferramenta para resolver conflitos. “Quando observamos sem julgamento, reconhecemos sentimentos e necessidades, e fazemos pedidos de forma clara e respeitosa, criamos um ambiente propício para um diálogo mais produtivo e acolhedor. Vale lembrar que a essência das festas está na conexão humana, o que realmente importa é cultivar relações baseadas no respeito e na empatia.”, finaliza.
Programa Senac de Cultura de Paz
O Programa tem como principal objetivo promover a disseminação de valores, práticas e ações voltadas para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e colaborativa. Esse trabalho está alinhado à ideia de fomentar uma cultura de paz no ambiente educacional, profissional e comunitário, incentivando atitudes que contribuam para a convivência ética e respeitosa.
Serviço:
Senac Marília
Endereço: Rua Paraíba, 125 – Centro
Informações: www.sp.senac.br/senac-marilia