A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM) se surpreendeu com o movimento inicial no centro comercial da cidade, que desde o dia 06 de dezembro, sexta-feira, passou a funcionar no período noturno, até às 22 horas.
Segundo o presidente da entidade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, apesar de ser início, o movimento foi acima do esperado. “Deve ser reflexo da ‘Black Friday’ e ainda o pagamento de boa parte dos trabalhadores. Além disso, a noite é mais fresca e estimulante”, afirmou o dirigente, que acredita na elevação das vendas na ordem de 30% em comparação com o ano passado. “Acredito num grande movimento, afinal, as lojas estão preparadas e o entretenimento para crianças e idosos ajuda muito”, destacou Jorge, que organizou uma série de atividades para atrair as famílias ao centro comercial. “Enquanto os pais visitam as lojas, jovens e idosos podem ficar seguros em uma das várias ações que estamos promovendo”, acrescentou.
Para o vice-presidente da diretoria, Marcelo Marcos Mantelli, o movimento entre as lojas da cidade no período da noite é muito convidativo. “A pessoa trabalha durante o dia e pode passear com a família durante à noite”, comentou ao perceber um grande número de pessoas nas ruas centrais de Marília no período noturno. “Além disso, o consumidor pode concorrer ao nosso sorteio de uma viagem para a Bahia ao fazer uma compra acima de R$ 100,00 em uma das lojas participantes de nossa promoção”, ressaltou Mantelli, que também acredita numa elevação nas vendas de até 20% em comparação ao ano passado. “Cada ano supera o outro e desta vez não será diferente. Porém, acredito que será uma elevação maior do que nos anos anteriores”, afirmou animado ao conversar com outros lojistas.
O superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, apontou diversos motivos que têm levado os consumidores às lojas da cidade, seja no centro comercial, nos bairros, ou nos shoppings e galerias. “O clima do Natal é contagiante”, admitiu o dirigente. “Com o fim das aulas escolares, familiares reunidos, o tempo mais estendido, e outros motivos fazem com que as famílias estejam motivadas a visitar as lojas”, explicou ele, destacando os pagamentos salariais e do 13° salário como principais fatores. “O pessoal já vem motivado com a ‘Black Friday’, que foi ótima, e começa o mês de dezembro embalado”, afirmou Gomes, ressaltando que a tendência é de aumento constante no movimento. “Se não houver chuva e frio, pode ter certeza que o pessoal estará nas ruas, nos shoppings e nas galerias visitando as lojas”, afirmou.
Valéria Cristina Tamião de Oliveira, vice-presidente da diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília, compartilhou a expectativa de um aumento significativo no movimento noturno. “Aumentamos nosso entretenimento pensando nisso”, disse ela, citando as atividades na “Casa do Papai Noel” na sede da associação, incluindo pintura facial, fotografias, esculturas com balões, pipocas, algodão doce, o trenzinho que percorre as principais ruas do centro comercial e o “Ônibus do Noel”. Valéria destacou que os consumidores precisam do convite das lojas associadas para participar das atividades. Ela também ressaltou o impacto do clima. “A única forma de não dar certo é a chuva”, disse, preocupada com as chuvas típicas da estação. “Dependendo da chuvinha ainda é possível brincar”, completou ela, mencionando as dezenas de Papais-Noéis que desfilam pelas ruas principais.