Próximo ao início do prazo estabelecido pelo calendário eleitoral para a realização das convenções partidárias, o cenário da disputa nas eleições municipais deste ano em Oscar Bressane parece estar definido.
A tendência é que o vereador Anselmo Giroto (PL) e o ex-prefeito Marcos Elias (PSDB) disputem a preferência dos eleitores bressanenses para o cargo de prefeito, tendo Francisco Cruz, o Chiquinho (Republicanos), e Antônio Carlos de Andrade, o Neguinho (PMDB), como candidatos a vice-prefeitos, respectivamente.
Já o Legislativo Municipal apresentará uma alta taxa de tentativa de reeleição, uma vez que cerca de 90% dos atuais 9 vereadores concorrerão a mais um mandato na Câmara de Oscar Bressane.
Por todo o país, partidos e as federações devem realizar, a partir deste sábado (20) e até 5 de agosto, as convenções partidárias para a oficialização da escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, com vistas às eleições municipais de outubro. Após a definição, o registro das candidaturas deve ser solicitado até 15 de agosto à Justiça Eleitoral.
Cada partido, federação ou coligação poderá registrar apenas uma pessoa para os cargos de prefeita ou prefeito e seus respectivos vices. Já na eleição para vereador, cada legenda poderá lançar até 100% do número de vagas a serem preenchidas mais uma, conforme a Resolução nº 23.609/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Convenções em Oscar Bressane
• Anselmo Giroto deve ser oficializado como candidato a prefeito pelo PL em convenção marcada para o dia 4 de agosto, às 15h, no Centro Cultural de Oscar Bressane. Além do seu partido, o Republicanos, sigla do pré-candidato a vice Chiquinho, e o PSD devem se coligar em apoio ao parlamentar que representa o grupo da situação.
• Marcos Elias deverá ser lançado oficialmente como candidato a prefeito pela oposição em convenção do PSDB também no dia 4 de agosto, na Chácara do Juninho (JR). O ex-prefeito provavelmente terá Neguinho, do PMDB, como candidato a vice. A coligação da candidatura deve ser formada pelos dois partidos dos pré-candidatos que compõem a futura chapa majoritária PSDB e PMDB.
A votação das eleições 2024, em turno único em cidades com menos de 200 mil eleitores como é o caso de Oscar Bressane, ocorre no dia 6 de outubro. – do Portal Marília