Na noite desta segunda-feira, 29, a Câmara de Vereadores de Marília aprovou o Projeto de Lei nº 36/2024, que revoga dispositivos da Lei nº 8104/2017 e, na prática, regulamenta a realização de rodeios na cidade. A aprovação ocorreu por 8 votos a 2. Uma lei municipal de 2017, de autoria do vereador Evandro Galete (PSB), passou a permitir a realização de eventos com a prática da modalidade na cidade, mas foi parcialmente suspensa após questionamentos na justiça.
O projeto aprovado visa adequar a legislação municipal às normas federais que reconhecem o rodeio, a vaquejada e o laço como manifestações culturais nacionais. Essas atividades são consideradas bens de natureza imaterial do patrimônio cultural brasileiro, e possuem lei que estabelece diretrizes para a proteção ao bem-estar animal.
Após a votação, o vereador Evandro Galete (PSB), conhecido por seu ser um grande apoiador dos rodeios, agradeceu aos colegas que votaram favoravelmente, lembrou que várias cidades da região promovem grandes eventos com essa modalidade e destacou ainda que o projeto aprovado hoje é um complemento a uma lei de sua autoria, fruto de uma grande mobilização pela volta dos rodeios.
Com o objetivo principal de trazer de volta as festas de peão à Marília, a regulamentação aprovada pelos parlamentares deve, consequentemente, estimular o desenvolvimento econômico local e regional e também oferecer opções de lazer tanto para os cidadãos de Marília quanto para os visitantes de toda a região.
O projeto também reforça a aplicação das normas já estabelecidas na legislação federal que autorizou a prática dos rodeios em todqo o país, com especial atenção às diretrizes que tentam garantir a proteção e o bem-estar dos animais. – do Portal Marília