A Prefeitura de Marília, por meio da Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb), prepara notificações para veículos e carcaças abandonados nas ruas da cidade, que deverão ser retirados no prazo de até cinco dias. Os veículos com características de abandono receberão adesivos oficiais de notificação.
Após o prazo, os que permanecerem nas vias públicas serão removidos pela Emdurb e levados para um pátio que está sendo instalado na zona Norte, de acordo com as normas do Detran. A partir disso, terá início um processo com prazos legais para leilão dos veículos que não forem resgatados pelos proprietários.
O presidente da Emdurb, Paulo Alves, disse que levantamentos apontam que cerca de 120 veículos nessas condições estejam pelas vias públicas em Marília. “Veículos e carcaças abandonados criam situação de insegurança, muitos podem servir de abrigo para meliantes, além da deterioração do aspecto urbano e criadouros do mosquito da dengue”, explicou Paulo Alves.
Será considerado abandono o veículo ou carcaça estacionado no mesmo local por mais de 30 dias e que apresentar um dos seguintes requisitos: ausência de placa de identificação obrigatória; impossibilidade de deslocamento com segurança pelos próprios meios; e carroceria com visíveis sinais de depreciação estrutural externa ou interna, sinais de colisão ou objeto de vandalismo.