A área atendida pela USF Maracá, localizada na zona Norte da cidade, vai receber a partir do dia 19 de maio (segunda-feira), a Operação Cata-Treco. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Marília – por meio das secretarias municipais da Saúde e de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
O objetivo da Operação Cata-Treco é manter a cidade limpa e diminuir os casos de doenças transmissíveis, com o recolhimento de materiais inservíveis, como: móveis, eletrodomésticos, estofados, pneus, vasos e outros materiais sem utilização. A operação não recolhe restos de material de construção e de poda de árvores, bem como lixo orgânico.
“O trabalho não para. Temos promovido vários serviços de zeladoria e limpeza das áreas públicas no município. Assim, estamos cuidando da cidade e evitando a proliferação de doenças”, destaca o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB).
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, a colaboração dos moradores é essencial para a retirada dos materiais inservíveis. “A gente sempre pede para que os moradores se antecipem e coloquem os materiais inservíveis na calçada. Desta forma, o trabalho é agilizado e conseguimos atender mais locais”, afirma Mário Rui Andrade de Moura.
De acordo com a secretaria municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, outra boa opção para o recolhimento dos materiais inservíveis são os ecopontos. “Os moradores, se preferirem, podem fazer o descarte nestes locais. Eles estão funcionando normalmente, de segunda a sábado”, acrescenta Mário Rui.
Desde o início da operação – no mês de janeiro, cerca de 200 toneladas de materiais inservíveis já foram recolhidas pelas equipes de trabalho em diversas regiões da cidade.
“A colaboração da população tem sido fundamental para o sucesso das nossas ações. É preciso ocorrer um trabalho em conjunto na prevenção ao Aedes aegypti, com os moradores fazendo a sua parte, que é cuidar dos quintais, eliminando todo recipiente que acumule água”, finaliza a secretaria municipal da Saúde, Paloma Libanio.