O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Marília neste sábado (12) para cumprir uma série de compromissos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde da cidade e região.
A visita foi acompanhada pelo prefeito Vinicius Camarinha e pela secretária municipal da Saúde, Paloma Libânio. O prefeito destacou, em discurso em seu gabinete, onde recebeu Padilha, a importância dos investimentos e da presença do ministro, reforçando a parceria entre o município e o governo federal. Vinicius lembrou que a saúde é uma das prioridades da administração municipal, que vem reformando unidades e anunciando novas ações para reforçar o atendimento à população.
O prefeito ressaltou ainda que a visita do ministro Alexandre Padilha simboliza a credibilidade da gestão municipal e o bom relacionamento com órgãos, entidades e autoridades, fator essencial para a conquista de investimentos e a ampliação de benefícios para a população de Marília.
A visita
Durante a agenda, Padilha anunciou a ampliação do Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, que passará a funcionar como uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. A mudança vai garantir mais estrutura, equipe e capacidade de atendimento, com impacto anual de R$ 2,1 milhões em recursos do Governo Federal.
O ministro também visitou o Polo Central de Hidratação, implantado pela Prefeitura de Marília como parte das ações de enfrentamento à dengue. A cidade está entre os 80 municípios prioritários no combate à doença e, em apenas dois meses, a rede de hidratação já realizou mais de 25 mil atendimentos. Padilha destacou o trabalho desenvolvido na cidade pela Secretaria da Saúde e o apoio da Força Nacional do SUS às equipes locais.
Na Universidade de Marília (UNIMAR), o ministro conheceu o Hospital Oncológico que passou a atender pacientes do SUS com o moderno equipamento PET-CT. O aparelho é capaz de detectar precocemente tumores e acompanhar a evolução dos tratamentos, fortalecendo a estrutura regional de oncologia.
A agenda também incluiu a inauguração da nova ala de radioterapia da Santa Casa de Marília. Com capacidade para até 600 atendimentos por ano, a unidade recebeu investimento superior a R$ 12,5 milhões por meio do Plano de Expansão da Radioterapia do SUS (PERSUS).
A estrutura atenderá pacientes de 62 municípios, beneficiando mais de 1,3 milhão de pessoas. Padilha também anunciou a habilitação de 10 novos leitos de UTI na unidade, reforçando a estrutura de alta complexidade.
“Marília se consolida como um polo regional de saúde, com três centros de referência no tratamento oncológico: a Santa Casa, a Unimar e o hospital ligado à Famema. Estamos aqui para garantir que os pacientes tenham acesso ao atendimento adequado e no tempo certo”, afirmou o ministro. – do Portal Marília