Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou uma operação contra o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), como parte de uma investigação sobre desvios de recursos públicos na área da saúde. A ação ocorre apenas uma semana após o prefeito anunciar sua intenção de se candidatar à presidência da República, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro não entre na disputa.
Viaturas da PF estiveram na Prefeitura e na residência de Manga, que ganhou notoriedade nacional pelo uso das redes sociais para divulgar ações de sua gestão. A operação foi conduzida pela delegacia da PF de Sorocaba, com apoio de equipes de São Paulo.
De acordo com a PF, a investigação teve início no ano de 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba.
Quem é Rodrigo Manga?
Reeleito no ano passado com expressivos 73,75% dos votos válidos, Rodrigo Manga é aliado político do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ele se destacou nacionalmente por apostar no humor em vídeos nas redes sociais para promover serviços públicos, estratégia que lhe rendeu grande visibilidade.
Agora, no meio de seu segundo mandato, Manga já vislumbra voos mais altos. Ele declarou que, caso Tarcísio de Freitas opte pela reeleição ao governo de São Paulo em 2026, pretende lançar sua candidatura ao Palácio do Planalto, com apoio do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, e até mesmo uma oferta do PRTB, partido do influenciador Pablo Marçal.