Iniciativa busca dar mais qualidade de vida para crianças acolhidas
A apresentação dos programas sobre Apadrinhamento e Família Acolhedora, promovida pela Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Cidadania e da Saúde, em parceria com a Vara da Infância e da Juventude, lotou o Teatro Municipal Waldir Silveira Mello na manhã desta terça-feira (8).
O evento contou com as palestras da juíza titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Marília, Dra. Thais Feguri Krizanowski Farinelli; e da psicóloga especialista em políticas públicas, Janaína Darli Duarte Simão.
Estiveram presentes diversas autoridades, como os vereadores Danilo Bigeschi (presidente da Câmara), Delegado Wilson Damasceno e Professor Galdino da Unimar; os secretários municipais Paloma Libanio (Saúde), Sandra Roim (Cidadania), Cilmara Carreiro (Educação) e Fernandes Baratela (Suprimentos); e a diretora regional da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), Helide Maria Parreira.
O público-alvo contou com representantes do Lions Club, Rotarys Club, associações e entidades que apoiam crianças, agentes comunitários de saúde; entre outros.
O Programa Família Acolhedora visa garantir a convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes que necessitem de afastamento temporário do convívio de sua família. Pretende ainda estimular o potencial de solidariedade da comunidade local e, em simultâneo, apoiar e humanizar o cuidado destinado às crianças e adolescentes do município no momento em que mais precisam.
Já o Programa de Apadrinhamento é uma política voltada para crianças e adolescentes que, preferencialmente, estejam em acolhimento de longa permanência, com o intuito de possibilitar a construção de vínculos, convivência familiar e comunitária, bem como a formação de uma rede de apoio, previsto pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).

Foto: Assessoria/Divulgação
Os dois programas ajudam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, mas de formas diferentes. O Apadrinhamento oferece apoio emocional e/ou material, sem substituir a família, enquanto a Família Acolhedora cuida da criança ou adolescente temporariamente, até que uma solução definitiva seja encontrada.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, falou sobre o evento. “Foram palestras importantes e enriquecedoras. E certamente vem ao encontro da gestão do prefeito Vinicius, que é cuidar das pessoas. Só temos que agradecer às vindas da juíza Dra. Thais e da psicóloga Janaína e por nos trazer grande conhecimento sobre Apadrinhamento e Família Acolhedora. Estamos juntos para fazer o que for melhor para as pessoas”.
Já a secretária municipal da Cidadania, Sandra Roim, disse que o evento foi muito importante para Marília. “Foi um momento importante para nós, marilienses, pois temos a responsabilidade do trabalho. O lema da gestão é Marília que Cuida e esses temas permitem que a gente leve afeto, calor humano e responsabilidade as nossas crianças e adolescentes. Isso depende de cada um de nós e, para que dê certo, contamos com o apoio de cada mariliense. Essa parceria permitirá que avancemos cada vez mais nas nossas políticas públicas”.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Danilo Bigeschi, parabenizou as palestrantes. “É uma alegria enorme estarmos aqui nesse evento e parabenizo a Dra. Thais e a Janaína por todos os ensinamentos que trouxeram e compartilharam com a gente. Não tenho dúvida que avançaremos muito nessa pauta, com o apoio de todos. A Câmara está à disposição para apoiar toda iniciativa que beneficie a nossa população”.