O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, nesta quinta-feira (27), a suspensão de exposições, torneios, feiras e quaisquer eventos que promovam aglomeração de aves.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União, tem como objetivo prevenir a entrada e a disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP-H5N1) em território nacional.
Regras para autorização e novas restrições
De acordo com a portaria, os eventos só poderão ocorrer mediante autorização do Serviço Veterinário Estadual, que deverá considerar a situação epidemiológica local e aprovar um plano de biosseguridade apresentado pela organização. Além disso, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem cobertura superior, também foi temporariamente proibida. Ambas as medidas terão validade inicial de 180 dias, podendo ser prorrogadas se necessário.
As restrições são preventivas, já que alguns países estão registrando surtos de gripe aviária. Nos Estados Unidos, por exemplo, a doença já causou grandes prejuízos à produção avícola, elevou os preços de alimentos e resultou em um caso fatal de infecção humana.