As doses estarão disponíveis para o público-alvo de 10 a 14 anos a partir desta quinta-feira (27) nas 53 salas de vacina da cidade
O município de Marília recebeu nesta quarta-feira (26) 8.000 novas doses da vacina contra a dengue, que estará disponível para o público-alvo de 10 a 14 anos a partir desta quinta-feira (27) em todas as unidades de saúde do município.
A vacina atenuada contra a dengue tipos 1, 2, 3 e 4 é produzida pelo Laboratório Takeda, do Japão, sendo aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
As doses foram enviadas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde ao CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Estado de São Paulo. O repasse ao GVE XIX (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Marília ocorreu nesta quarta-feira, e, no mesmo dia, as doses foram enviadas ao Programa Municipal de Imunização da Secretaria da Saúde.

Foto: Assessoria/Divulgação
A vacina está sendo transportada às 53 salas de vacina de Marília, localizadas nas unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h – lembrando que a UBS Nova Marília fica aberta das 7h às 22h dentro do Programa Melhor Horário.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância da chegada das novas doses da vacina. “A gente estava nessa expectativa, pois o pedido estava feito há algum tempo. E agora estamos esperançosos que, com a chegada dessas 8.000 doses, possamos vacinar uma população bem maior, já que não conseguimos imunizar toda a população do público-alvo, que é de 10 a 14 anos”.

Foto: Assessoria/Divulgação
Paloma Libanio lembrou que a vacina dá imunidade aos quatro sorotipos de dengue. “A vacina é sempre a melhor prevenção e é muito eficaz, pois garante imunidade aos quatro sorotipos da doença. Peço aos pais que levem seus filhos para vacinar. A dengue é uma doença grave e que pode levar à morte. Não deixem de vacinar os seus filhos jovens e adolescentes dessa faixa etária de 10 a 14 anos”.
Cobertura
A cobertura vacinal da dengue em Marília até esta quarta-feira (26) estava em 28,88% do público-alvo, com 3.963 pessoas que receberam a 1ª dose, e apenas 10,15% – 1.393 jovens – na 2ª dose, totalizando 5.356 doses aplicadas. O público-alvo total em Marília entre 10 e 14 anos é de 13.990 pessoas.