A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente e Serviços Públicos, inicia na segunda-feira (dia 24) a Operação Cata-Treco no bairro Nova Marília, na zona Sul da cidade. Os trabalhos nessa região do município prosseguem até o sábado (29).
A Operação Cata-Treco tem como objetivo manter a cidade limpa e diminuir os casos de doenças transmissíveis, com o recolhimento de materiais inservíveis, como móveis, eletrodomésticos, estofados, pneus, vasos e outros materiais sem utilização. A operação não recolhe restos de material de construção, poda de árvores nem lixo orgânico.
Desde o início da operação, no último mês de janeiro, mais de 100 toneladas de materiais inservíveis já foram recolhidas pelas equipes de trabalho em diversas regiões da cidade. Lançado pelo prefeito Vinicius Camarinha, o Cata-Treco chegou à zona Sul pelo bairro Costa e Silva e atendeu também os residenciais Toffoli, Vila Real, Parque dos Ipês, Jardim Planalto, Santa Augusta e São Bento. Antes, o serviço já havia sido realizado nos bairros Maria Izabel e Cascata (zona leste) e Aniz Badra, JK e Jânio Quadros (zona norte).
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, o ideal é que os moradores coloquem os materiais na calçada com antecedência. “O recolhimento dos inservíveis é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. No sábado, o serviço é executado das 8h às 11h. A gente sempre pede para que os moradores se antecipem e coloquem os materiais inservíveis na calçada. Dessa forma, o trabalho é agilizado e conseguimos atender mais locais”, afirma Mário Rui.
Segundo o cronograma do Cata-Treco, os trabalhos de rescaldo no Nova Marília serão realizados no sábado (29). “Nossas equipes têm trabalhado em várias ações de manutenção, zeladoria e limpeza das áreas públicas no município. O trabalho não para. Assim, estamos cuidando da cidade e evitando a proliferação de doenças, especialmente no combate à dengue”, ressalta o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB).