O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) cumpriu dois importantes compromissos sociais em sua agenda na manhã desta terça-feira (25). A primeira visita foi ao Centro Pop “Manoel Lopes”, localizado na Avenida Brasil, nº 518, no centro. O local é especializado no acolhimento da população em situação de rua, oferecendo assistência qualificada.
Acompanhado das secretárias da Saúde, Paloma Libanio, e da Cidadania, Sandra Roim, o prefeito destacou novamente que a área social é prioridade em seu governo, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Queremos reforçar totalmente esse apoio ao social, desde as crianças até os idosos. Precisamos ter uma atenção especial para nossos irmãos de rua, e o Centro Pop é fundamental nessa ação. Também determinei ao secretariado um planejamento para atender essa parcela da população”, afirmou Vinicius.

Foto: Assessoria/Divulgação
Ele garantiu apoio e investimentos para o atendimento técnico, psicossocial, atividades coletivas, oficinas socioeducativas, higiene pessoal, saúde, lavagem de roupas, vale-alimentação para o Bom Prato e outras ações, como assistência jurídica, documentação e até armários individualizados para acomodação de pertences.
A secretária da Cidadania, Sandra Roim, ressaltou a importância de reforçar esse atendimento. “É fundamental que o prefeito acompanhe pessoalmente a realidade do Centro Pop. Nosso objetivo é acolher a população de rua, oferecendo assistência técnica e promovendo sua reintegração à sociedade”, afirmou.
Já a secretária da Saúde, Paloma Libanio, destacou que o fortalecimento das políticas sociais tem impacto direto na melhoria da saúde da população carente. “As Secretarias da Cidadania e da Saúde já estão elaborando um planejamento para novas medidas voltadas à população de rua. Com as equipes atuando de forma integrada, os resultados serão alcançados mais rapidamente”, disse Paloma.

Foto: Assessoria/Divulgação
Valorização dos idosos com qualidade de vida
O prefeito Vinicius Camarinha também visitou o Centro Dia do Idoso “Anos Dourados”, no Jardim Fontaneli. Ele ressaltou que a população está envelhecendo rapidamente e que esse processo deve ocorrer com qualidade de vida. “Trata-se de um projeto que prevê acolhimento e proteção de pessoas com mais de 60 anos. Os idosos são atendidos por uma equipe qualificada sem perder o vínculo com a família”, destacou.
O Centro Dia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, oferecendo café da manhã, almoço, café da tarde, cuidados com higiene pessoal, atividades recreativas e socioeducativas, além de acompanhamento social e médico-odontológico.

Foto: Assessoria/Divulgação
À noite, os idosos retornam para suas casas para manter a convivência familiar. “O idoso se sente valorizado, recebe acompanhamento de saúde e, assim, evitamos também os acidentes domésticos”, explicou Sandra Roim.
No total, Marília conta com três unidades do CDI (Centro Dia do Idoso). Além do “Anos Dourados”, há o Centro Dia do Idoso “Anadir Hila”, no bairro Leonel Brizola, e o “Irmã Dilma”, no bairro Nova Marília. “É muito importante que o prefeito Vinicius visite cada unidade. No atendimento aos idosos, o espaço físico deve ser seguro e sem riscos de acidentes. Cada prédio tem suas necessidades. Atualmente, são 100 pessoas atendidas”, finalizou Sandra.