Sergio Moro lidera disputa pelo governo do Paraná e pode vencer no primeiro turno, aponta Paraná Pesquisas
O senador Sergio Moro (União Brasil) desponta como favorito na corrida pelo governo do Paraná, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (27) pelo instituto Paraná Pesquisas. Em todos os cenários analisados, o ex-juiz da Lava Jato aparece na liderança, com vantagem significativa sobre os demais pré-candidatos. Em algumas simulações, ele teria chances de vencer a eleição já no primeiro turno.
No principal cenário testado, Moro tem 49% das intenções de voto, contra 26% do ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD), aliado do governador Ratinho Júnior (PSD). Em terceiro lugar, dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais, aparecem Guto Silva (PP), secretário estadual de Planejamento, com 6,1%, e Enio Verri (PT), diretor-geral da hidrelétrica de Itaipu, com 5,2%.
Em um segundo cenário, sem a presença de Guto Silva, Moro aparece com 47%, enquanto Greca tem 24,8%. O deputado estadual Alexandre Curi (PSD) surge com 11,2%, e Enio Verri, com 4,8%.
Outra simulação testou a candidatura do vice-governador Darci Piana (PSD), que ficaria com 3,8% dos votos. Neste caso, Moro chega a 50,5%, o que garantiria vitória no primeiro turno. Greca mantém os mesmos 26%, e Enio Verri registra 5,6%.
Caso Greca decida não disputar o governo, a ex-governadora Cida Borghetti (PP) aparece como segunda colocada, com 14,8%, mas ainda muito distante de Moro, que teria 54% e venceria no primeiro turno. Guto Silva, neste cenário, soma 7,4%, e Enio Verri, 5,9%.
O instituto também testou duas possibilidades sem Rafael Greca e com Cida Borghetti. No primeiro cenário, Moro lidera com 51,1%, seguido por Cida (14,2%), Alexandre Curi (13,7%) e Enio Verri (5,8%). No segundo, o ex-juiz amplia sua vantagem para 55,8%, enquanto Cida marca 15%, Verri tem 6,7% e Darci Piana aparece com 4%.