A Universidade de Marília (Unimar) está com inscrições abertas para a nova turma do Mestrado Acadêmico em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação, um programa inovador que forma profissionais altamente qualificados para atuar de forma multidisciplinar no ensino, na pesquisa e em políticas públicas de saúde.
O processo seletivo é voltado para profissionais da área da saúde e das ciências biológicas, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, cirurgiões-dentistas, médicos, enfermeiros, biomédicos, educadores físicos, farmacêuticos, nutricionistas e outros especialistas que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos com uma abordagem interdisciplinar em saúde.
Com um olhar ampliado sobre os desafios da reabilitação, o programa oferece duas linhas de pesquisa: “Reabilitação do Sistema Estomatognático”, que explora as interações estruturais e funcionais da região da cabeça, face e pescoço, e “Arquitetura, Estrutura e suas Relações com a Reabilitação Funcional”, que investiga as bases biológicas e clínicas para diagnósticos e tratamentos inovadores voltados a doenças de diversos sistemas orgânicos.
Outro diferencial do Mestrado em Saúde da Unimar é a estrutura de ponta que a instituição oferece para o desenvolvimento das pesquisas. O coordenador do Programa de Pós-graduação em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação, Prof. Dr. Adriano Cressoni Araujo, ressalta a qualidade do corpo docente e dos recursos disponíveis, o que resulta em produções científicas de elevado impacto. “Temos um corpo docente altamente qualificado, composto por pesquisadores que atuam em diversas áreas da saúde, ciências biológicas e tecnologia. Além disso, a Unimar oferece uma infraestrutura completa, com laboratórios modernos e projetos de pesquisa integrados, que possibilitam uma formação diferenciada”, afirma.
Mais do que um título acadêmico, o mestrado da Unimar proporciona uma experiência imersiva, conectando os alunos a projetos de impacto social, como o Projeto Amor de Criança e o Centro Interdisciplinar em Diabetes (CENID). Além disso, incentiva a publicação científica qualificada e a integração entre a pós-graduação e a graduação, preparando os estudantes para uma atuação acadêmica e profissional de excelência.
Doutorado Interdisciplinar em Saúde
No final de 2024, a Unimar conquistou mais um feito histórico: a aprovação, pelo Ministério da Educação (MEC), do Doutorado Interdisciplinar em Saúde, um marco na consolidação da pesquisa e do ensino na área. A novidade reforça o compromisso da instituição com a formação de recursos humanos altamente qualificados e com a inovação em saúde, atendendo a demandas regionais, além de subsidiar políticas públicas e respaldar soluções científicas para problemas sociais.
Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, essa conquista representa um avanço significativo para a universidade e para a ciência no país. “A aprovação do Doutorado Interdisciplinar em Saúde pelo MEC reforça o compromisso da Unimar com a produção de conhecimento de excelência. Em breve, abriremos o processo seletivo para este novo programa, que fortalecerá ainda mais a pesquisa e a formação de doutores altamente qualificados para atuar nas mais diversas frentes da saúde”, destaca.
Processo Seletivo – Mestrado
As inscrições seguem até o próximo dia 11 de março, e os candidatos passam por um processo seletivo que inclui prova escrita, entrevista e análise curricular. As avaliações acontecem no dia 13 de março, e o resultado final será divulgado em 17 de março de 2025. Para aqueles que buscam aprimoramento e inovação na área da reabilitação, esta é uma oportunidade única. As aulas começam em 27 de março de 2025, com encontros quinzenais presenciais.
Informações detalhadas sobre o edital e as inscrições podem ser acessadas no site da Unimar (https://ppgis.unimar.br) ou pelo telefone (14) 2105-4100.