O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez declarações contundentes sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro que movimentaram o noticiário político nesta quarta-feira (05). Em entrevista a rádios mineiras, Lula afirmou que, se Bolsonaro tentar uma nova candidatura, “vai perder outra vez”. O presidente disse que a Justiça está garantindo “um processo altamente democrático” e pediu cautela para aguardar as decisões judiciais. “Quem vai decidir é a Justiça, se vai absolver ou condenar. Depois que isso acontecer, vamos ver como vamos fazer. Mas eu acho que quem tentou dar um golpe, quem articulou, inclusive, a morte do presidente, do vice-presidente e do presidente do Tribunal Eleitoral, essa absolvição não merece”, afirmou Lula.
A fala de Lula ocorre em meio a uma iniciativa de deputados da oposição para tentar reverter a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, por meio de mudanças na Lei da Ficha Limpa. Um projeto de lei complementar (PLP), do deputado Bibo Nunes (PL-RS), propõe a redução do período de inelegibilidade de oito para dois anos.
Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por oito anos, entendendo que ele cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, ao reunir embaixadores, em julho de 2022, para atacar o sistema eleitoral.
Bolsonaro não havia comentado as declarações de Lula até a publicação desta matéria.