Nos meses de janeiro e fevereiro, a categoria de papelaria vende 34% acima que média do ano
No começo do ano, pelos corredores dos supermercados, é comum encontrar carrinhos com a presença de itens diferentes do habitual. Cadernos, lápis de colorir, colas e canetas passam a compor parte da lista de compras do mês de muitas famílias. Esses consumidores, formados em sua maior parte por mães com filhos em idade escolar, buscam na compra de conveniência otimizar tempo e economizar. As voltas às aulas, nesta categoria nas lojas do Confiança Supermercados, representam um aumento no volume de vendas de 34% acima da média.
Ainda que o supermercado não seja seu principal canal, as indústrias não deixam de investir em lançamentos, preços e materiais de exposições, o que facilita atrair o consumidor que já está dentro das lojas. Fabíola Luminatti, coordenadora de inteligência de mercado da rede Confiança, explica que o cliente sempre busca por novidades e praticidade neste momento de compra. “Identificamos que esse consumidor busca por novas capas de cadernos, canetas, lápis diferenciados, entre outros produtos. E também não deixa de comprar itens que são vendidos o ano todo como papel sulfite, colas e fitas adesivas”, diz.
Esperando esse público, a rede se prepara com antecedência e com ações para impulsionar as vendas da categoria. “Esse trabalho começa em outubro, com alinhamento com as indústrias do segmento para escolher o melhor mix e garantir os lançamentos para atender nossos clientes. Tudo para que em janeiro as lojas já estejam abastecidas”, afirma Luminatti. Além disso, são realizadas ações com equipe de promotores e exposições diferenciadas, aumentando o espaço dos produtos que mais vendem nesse período para facilitar a navegação do consumidor na categoria.
As ofertas ganham ações de marketing como tabloide específico “Volta às aulas”, não só com ofertas de papelaria, mas também com mix de produtos que compõem a lancheira das crianças como sucos e biscoitos em versão mini. Além de conteúdos especiais para redes sociais do supermercado.