Ação é integrada entre as secretarias de Saúde e Serviços Urbanos
A Prefeitura de Marília inicia nesta terça-feira (14) a coleta de material para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com objetivo do controle da infestação e transmissão da doença. O trabalho será realizado nos bairros Cascata e Maria Izabel, numa ação das secretarias da Saúde e de Serviços Urbanos. Trata-se da “operação Cata-Treco”, dentro do “Programa Todos Contra Dengue”.
O lançamento da operação aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), na praça da avenida Nova Cascata. “A escolha por esses bairros se deu pelo alto índice de casos de dengue. Reiteramos que a operação vai percorrer toda a cidade”, disse Vinicius.
Até sábado (18), a população poderá descartar móveis, eletrodomésticos, estofados, pneus, telhas, vasos e outros. Não haverá coleta de lixo orgânico e óleo de cozinha. Já o lixo seletivo terá recolhimento pelo caminhão especializado para essa finalidade.
“É preciso uma ação conjunta entre a prefeitura e população. A infestação da dengue está muito grave em todo o Estado e em outras regiões do país. Vamos trabalhar estimulando a população mariliense a colaborar, evitando água parada onde o mosquito se prolifera”, comentou a secretária da Saúde, Paloma Libânio.
O secretário de Serviços Urbanos, Mário Rui de Moura, informa que a população deverá colocar o material na calçada para recolhimento. “O fundamental são os objetos que acumulam água. O entrosamento entre as equipes da Prefeitura e a população é essencial para um trabalho dinâmico e eficiente. O recolhimento de materiais inservíveis será até sexta-feira (17), das 8h às 16h e no sábado (18), das 8h às 11h.”, explicou.