O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), iniciou seu mandato nesta quinta-feira (2) destacando a gravidade da situação financeira deixada pela gestão anterior. Durante uma entrevista coletiva, ao lado de secretários e vereadores, ele revelou que a Prefeitura não possui recursos suficientes, até o momento, sequer para garantir o pagamento dos servidores públicos.
Sem dinheiro para salários
Vinicius descreveu o cenário encontrado como preocupante. “Chegamos aqui às sete horas da manhã, estamos apenas com quatro horas de governo e fomos surpreendidos por essas informações. Fiquei espantado com a falta de recursos para atender nossos servidores até o quinto dia útil. Deixar servidores sem salário é um crime”, afirmou.
Segundo o prefeito, o saldo em caixa é de apenas R$ 3,135 milhões, insuficiente para cobrir os compromissos financeiros da administração. Ele classificou a situação como reflexo direto de falhas da gestão Daniel Alonso. Para enfrentar o problema, a nova administração anunciou medidas emergenciais.
Auditoria e transparência
Uma das primeiras ações será a realização de uma auditoria completa nas contas municipais. O prefeito determinou ao secretário da Fazenda, Rafael Rastelli Barbosa, que inicie um levantamento detalhado dos pagamentos realizados pela gestão anterior.
“Determinei ao secretário um pente-fino nos pagamentos e total transparência à população”, explicou. Além disso, relatórios serão enviados ao Ministério Público, Polícia Federal e Tribunal de Contas para relatar possíveis irregularidades que contribuíram para o colapso financeiro. “Nós vamos trabalhar energicamente ao lado da nossa equipe para restabelecer os serviços essenciais para nossa população”, destacou.
Suspensão dos radares
Outra medida anunciada foi a suspensão cautelar dos contratos dos chamados “radares pegadinha”. De acordo com Vinicius, a suspensão será formalizada no Diário Oficial, garantindo que nenhuma multa seja aplicada enquanto os contratos passam por revisão. “Quanto à suspensão cautelar dos radares, a determinação será publicada no Diário Oficial, garantindo que nenhuma penalidade seja aplicada enquanto o contrato é analisado”, disse.
Pagamentos do servidores como prioridade
Apesar do cenário de crise, Vinicius Camarinha reforçou que sua gestão priorizará o pagamento dos servidores públicos. Ele enfatizou que sua equipe está empenhada em encontrar soluções imediatas para evitar maiores prejuízos aos trabalhadores. “Nós vamos trabalhar com firmeza para corrigir esse cenário e garantir que os servidores sejam valorizados”, afirmou.
O prefeito encerrou a coletiva reafirmando o compromisso de sua gestão com a transparência e a eficiência administrativa, além de assegurar que as medidas tomadas serão voltadas para superar a crise e restabelecer a confiança da população de Marília na administração municipal. – do Portal Marília