A praça Saturnino de Brito, no centro de Marília, teve parte de sua área isolada nesta quarta-feira (4), após a queda de galhos da seringueira, árvore mais simbólica de Marília.
A medida foi tomada pela Corregedoria-Geral do Município, com o objetivo de garantir a segurança dos pedestres que circulam pelo local.
Os galhos despencaram devido às fortes chuvas que atingem a cidade, mas, felizmente, ninguém ficou ferido. “Devido às fortes chuvas, estamos interditando o entorno da seringueira, inclusive os bancos, até que uma análise seja concluída sobre as reais condições desta árvore”, informou a corregedora-geral, Dra. Valquíria Galo Febrônio Alves.

Foto: Ramon Barbosa Franco/PMM/Assessoria/Divulgação
Inspeção e medidas preventivas
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente foram acionadas para vistoriar a árvore, identificada como ficus elástica, conhecida também como falsa-seringueira. A análise preliminar indica que a infestação de cupins e o excesso de umidade devido às chuvas tornam os galhos mais vulneráveis, aumentando o risco de novas quedas.
Os bombeiros também participaram das ações no local, auxiliando no manejo dos galhos caídos e na segurança do perímetro isolado.
A população deve evitar o entorno da árvore até que as vistorias sejam concluídas e novas orientações sejam divulgadas.