A RIC Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto de Marília, tem investido em novas soluções para garantir maior segurança hídrica e melhorar a distribuição de água na cidade. As iniciativas integram o Plano de Ação Imediata (PAI), programa que contempla uma série de medidas para implementar uma infraestrutura mais robusta e sustentável para os habitantes.
A empresa concluiu recentemente a recuperação do poço PSG.03 – Águas do Norte, e o aprofundamento do poço PSG.02 – Águas do Norte, que está em andamento. Esses poços extraem água do Aquífero Serra Geral e, ambos têm profundidade de 650 metros, com capacidade conjunta de produzir de 150.000 litros de água por hora. Esses poços integram o Sistema Cascata que abastece a Zona Leste e a região do aeroporto, onde a demanda é elevada e o abastecimento é crítico, especialmente em períodos de estiagem.
Novos Investimentos
Outro marco importante do PAI é o novo poço PG.07 Gigantão, localizado na Zona Norte. Com profundidade de 1230 metros, o poço extrai água do Aquífero Guarani. Com capacidade nominal de 150.000 litros por hora, o poço atualmente opera a 50% dessa capacidade com o suporte temporário de um gerador elétrico. A produção total será alcançada em breve, quando a cabine primária de comando elétrico for instalada. A água extraída já está abastecendo os bairros Santa Antonieta e Altos do Palmital, reforçando o suprimento nessas áreas através de uma adutora de quase 1 quilômetro, construída especialmente para o projeto.
Em seu planejamento, a RIC Ambiental também projeta a perfuração de um novo poço profundo na região de Lácio, que visa atender a demanda crescente da Zona Sul. Com uma capacidade estimada de 200.000 litros por hora, esse poço, assim como o Gigantão, também aproveitará as águas do Aquífero Guarani.
A empresa ressalta que esse conjunto de investimentos em novos poços faz parte de um plano maior de modernização e adequação da infraestrutura de abastecimento em Marília.
A RIC Ambiental busca atender a demanda atual e antecipar necessidades futuras da população, destacando que a universalização do acesso à água e a excelência dos serviços são os principais compromissos com a cidade. Apesar dos desafios naturais na implementação de um sistema de abastecimento seguro e eficiente, esses investimentos trarão benefícios duradouros para a população, promovendo uma infraestrutura de água mais eficiente e confiável.