Fuad Noman (PSD) foi reeleito prefeito de Belo Horizonte neste domingo (27), derrotando Bruno Engler (PL) em uma disputa acirrada. Bruno foi o candidato mais votado no primeiro turno, com 34% dos votos válidos na ocasião. A virada foi prevista pelas pesquisas de intenção de voto, que já apontavam o atual prefeito na liderança.
Ele está à frente da prefeitura da capital mineira desde 2022, quando Alexandre Kalil se ausentou do cargo para disputar o governo do Estado – pleito no qual o governador Romeu Zema venceu logo no primeiro turno, com 56,18%, contra 35,08% de Kalil.
Distanciado da polarização entre Lula e Bolsonaro, o prefeito viu sua reeleição ameaçada tanto pela ascensão de Engler como a do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos).
Tramonte aparecia como favorito nas primeiras pesquisas eleitorais. Foi apoiado por Alexandre Kalil, que se afastou de Fuad após a derrota para Zema em 2024 e até deixou o PSD. Foi nesse movimento que assumiu a campanha de Tramonte, opondo-se ao antigo vice.
A movimentação, atípica, uniu rivais. Isso porque Romeu Zema (Novo) também apoiou a candidatura de Tramonte, garantindo um dobradinha que parecia imbatível, com os dois principais ex-candidatos ao governo de Minas Gerais concorrendo a seu auxílio.
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/quem-e-fuad-noman-prefeito-reeleito-em-belo-horizonte-no-segundo-turno-das-eleicoes-2024,6d9558b3cf8aa48e12b17a837ac41d8cy0pqt9cg.html?utm_source=clipboard