O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), disse que a eleição municipal abalou sua relação com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), conforme relata o jornal Folha de São Paulo
“Estou muito feliz com a atitude que Tarcísio teve na eleição na capital [São Paulo], mas extremamente decepcionado com ele no interior do estado”, diz Nogueira.
Segundo o senador, o governador trabalhou contra candidatos do PP em diversas cidades. “Em vez de unidade contra a esquerda, ele atuou para dividir a direita em vários lugares”.
O senador não quis especificar a quais municípios se refere. “O Tarcísio sabe quais são”, afirma.
O presidente do PP disse ainda que seu único compromisso para a eleição presidencial de 2026 é com Jair Bolsonaro (PL), que ainda tenta reverter sua inelegibilidade decidida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “Com uma eventual candidatura do Tarcísio [a presidente] não tenho compromisso nenhum”, diz.
Ele afirma que em algum momento precisará ter uma “DR” com o governador de São Paulo, usando a expressão para “discutir a relação”, mas não pretende procurá-lo agora. “Vai acontecer naturalmente em algum momento”.
O PP elegeu 47 prefeitos no estado no primeiro turno, ficando atrás de PSD (203), PL (102), Republicanos (80) e MDB (63).
PP em Marília
Em Marília, o Partido Progressista (PP) conseguiu manter a maior bancada da Câmara, elegendo três vereadores: Thiaguinho, Dr. Elio Ajeka e Batata Corredato, além do futuro vice-prefeito, Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho.
Considerado um bom articulador, principalmente de bastidores, com trânsito inclusive no Diretório Nacional da legenda e diretamente com Ciro Nogueira, Rogerinho já atuou no executivo municipal, ocupando cargos em autarquias e secretarias. No futuro governo, o vice-prefeito deve ser responsável pela articulação direta com o legislativo, conforme apontado por ele mesmo e pelo prefeito eleito Vinícius Camarinha após a eleição do último dia 06.
Tarcísio e a eleição em Marília
Com bom trânsito e relação com vários grupos políticos que disputaram a eleição em Marília, inclusive com o prefeito eleito Vinicius Camarinha (PSDB), o Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) não se envolveu publicamente em nenhuma campanha na eleição municipal. Seu partido, o Republicanos, chegou a lançar o atual presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, como candidato a prefeito em convenção, mas ele declinou dias depois para ser vice do candidato do Novo, Garcia da Hadassa. – Portal Marília