Ao longo de julho, preparativos para a safra principal de melancias de São Paulo tiveram início. Em Oscar Bressane, os plantios se intensificaram no decorrer do último mês, já com algumas áreas sendo colhidas no começo de outubro, e com perspectivas de intensificação no final daquele mês.
Em Itápolis, região paulista onde as atividades normalmente ocorrem mais tardiamente, melancicultores ainda estão finalizando o plantio. De acordo com agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea, alguns produtores estão programando para iniciar a colheita quando as áreas de Uruana (GO) estiverem próximas do fim (em novembro), uma vez que esperam um preço maior neste período.
Com relação às condições climáticas, produtores seguem em alerta com a falta de chuvas nas últimas semanas e seus impactos no desenvolvimento das lavouras. Apesar de, em São Paulo, o predomínio para essa época do ano ser de poucas precipitações, neste ano, os volumes estão abaixo da média, agravando a situação.
A previsão é de que as chuvas retornem em maiores volumes no estado apenas a partir do fim de setembro. Vale destacar que algumas áreas do estado já contam com irrigação, mas, com a volta das chuvas, custos com o sistema podem ser minimizados, favorecendo margens dos produtores. / Fonte: HF Brasil