O presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, aceitou o convite para assumir a direção do setor de inovação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na América Latina, no Programa Applied Edx. O convite partiu de Ahmed Samy, diretor de Inovação da Unesco, que também atua como diretor das Faculdades Superiores de Tecnologia (HCT), nos Emirados Árabes Unidos. “Fico muito feliz com este convite e pretendo colaborar da melhor maneira possível”, disse surpreso o dirigente representante dos empreendedores da cidade, e responsável pelo Connect Ambiente de Inovação de Marília, localizado dentro da associação comercial mariliense. “Carlos é a pessoa ideal para este cargo diante da expertise e trânsito no meio empresarial e acadêmico”, justificou o árabe ao efetuar o convite. “Além disso, ele é empresário da área de tecnologia e investimento, e também coordenando o mestrando profissional em administração com enfoque em inovação pela Universidade de Marília”, destacou Ahmed Samy.
O programa da Unesco é composto por especialistas altamente experientes e reconhecidos nas suas respectivas áreas, incluindo ensino superior, previsão e benchmarking e tem como objetivo a construção dessa rede global com enfoque na Inovação. A primeira universidade a compor o programa na América Latina é a Universidade de Marília (Unimar), em que Carlos Francisco Bitencourt Jorge faz parte como docente. “É importante destacar que essa nomeação não somente beneficia a Unimar, a cidade de Marília, a associação comercial, o Connect e outras empresas envolvidas, que passam a ser referências e exemplos para toda a América Latina”, disse Ahmed Samy, que esteve recentemente na cidade de Marília e teve oportunidade de conhecer as dependências da associação comercial, a universidade de Marília e o Ambiente de Inovação Connect.
Ao se impressionar com as instalações das três instituições, Ahmed Samy, disse que encontrar tudo tão bem organizado e funcionando com eficiência e eficácia, é raro, e por isso o convite faz todo o sentido. “Dr. Carlos Bitencourt, fará a ponte entre as universidades com as empresas e indústrias da América Latina”, comentou o representante da Unesco. “Além de um empresário e liderança com boas construções empresariais, o Dr. Carlos Bitencourt já está consolidado como um pesquisador de referência global”, disse o dirigente global na área de Inovação da Unesco, que conta hoje com 193 países membros e 7 associados, sendo que a maioria possui Delegações Permanentes em Paris, dirigidas por Embaixadores. Em todos os Países Membros, existem Comissões Nacionais da Unesco com a função de promover a cooperação de acordo com as necessidades de cada país.
A Unesco (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura), é uma organização das Nações Unidas que busca promover a paz mundial por meio da educação, cultura e ciência. A sigla Unesco corresponde ao nome em inglês da organização: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. “A sede no Brasil fica em Brasília”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge ainda surpreso com o convite. “Ela está presente no Brasil desde 1964”, comentou o mariliense. A Unesco foi fundada em 1945 para desenvolver “a solidariedade mundial e intelectual da humanidade” com a finalidade de construir uma paz duradoura. “Esse trabalho pioneiro contribuiu para, gradativamente, as pessoas irem transformando a forma de compreender e se relacionar, umas com as outras em nosso planeta”, completou Ahmed Samy.