O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) acatou a representação feita pelo deputado estadual e líder da Federação PSDB/Cidadania, Vinícius Camarinha, e determinou a abertura de um inquérito para investigar o atraso na entrega dos uniformes escolares pela Prefeitura de Marília.
O promotor Rodrigo de Moraes Garcia estabeleceu um prazo de cinco dias para que a administração municipal se manifeste sobre o assunto. A urgência da situação se deve à chegada do período de frio e à falta dos agasalhos destinados aos alunos.
Em um vídeo divulgado na quarta-feira, 29, Vinicius, que também é pré-candidato a prefeito de Marília, enfatizou a relevância dos uniformes, especialmente diante das baixas temperaturas, e criticou a administração municipal por não fornecer os agasalhos de inverno às crianças das escolas municipais e entidades assistenciais.
A principal preocupação do deputado é com as famílias em situação de vulnerabilidade social, que dependem desses uniformes para proteger seus filhos nos dias mais frios. Ele também mencionou o rigoroso inverno, que pode se agravar devido às mudanças climáticas, como demonstrado pela recente tragédia no Rio Grande do Sul.
Em manifestação encaminhada pela sua assessoria, o parlamentar agradeceu ao promotor Rodrigo de Moraes Garcia por compreender a importância de investigar a situação e por exigir explicações do governo municipal quanto ao atraso.
Vinicius lembrou ainda de sua gestão como prefeito de Marília, entre 2013 e 2016, quando sempre se preocupou em garantir que a rede municipal de ensino recebesse os kits com uniformes (incluindo agasalhos de frio) e material escolar.