Plataforma implanta medida a partir de 1º de junho, e adotará período de transição, para que sellers possam se adaptar; especialista em e-commerce dá orientações
A Shopee reduzirá de dois dias para 24 horas o tempo de envio das compras realizadas em sua plataforma. A redução começará a valer em 1º de junho, para os pedidos com pagamento confirmado até às 13 horas do dia da compra. Para confirmações após esse horário, seguirá valendo o prazo de até 48 horas para que o consumidor receba seus produtos em casa.
Segundo o especialista em e-commerce Claudio Dias, CEO da Magis5, hub de integração de marketplaces, para viabilizar o cumprimento dos novos prazos será imprescindível aos sellers do e-commerce contarem com sistemas de automação. “Ela agiliza todo o processo, facilita o fluxo de comercialização, incluindo a confirmação do pagamento, emissão de nota fiscal e expedição, e ajuda a evitar penalização por não atender o prazo dado pela plataforma”, salienta Dias.
De acordo com o CEO, com a mundança, a Shopee espera melhorar ainda mais a experiência de compra, e para isso os sellers têm um papel fundamental. Assim, será adotado um período de transição, de dois meses, contados a partir de 1º de junho. Nesse tempo, “os pedidos que não cumprirem o prazo de um dia útil de envio, mas cumprirem o prazo atual de dois dias úteis, serão isentados dos pontos de penalidade”, informa a empresa, em comunicado.
“A transição demonstra que a Shopee entende o esforço dos vendedores para se adequarem às operações da plataforma. Desta maneira, sellers que ainda não dispõem de um sistema de automação das vendas podem e devem aproveitar essa fase transitória para se adaptarem”, explica.
A Shopee é um dos marketplaces com atuação no Brasil integrados pelo hub da Magis5. Outras marcas como Amazon, Magalu, Casas Bahia, Netshoes, Leroy Merlin, AliExpress, Americanas, Shoptime, MadeiraMadeira, Mercado Livre e Shein fazem parte do portfólio da startup. A solução é integrada ainda aos mais variados softwares ERP [softwares de gestão] do mercado.
Criada em 2018, a startup tem sede em Rio Claro (SP) e escritório em São Paulo. Para este ano, a empresa projeta dobrar o faturamento, em relação a 2023. Pelos marketplaces integrados, a plataforma transacionou em 2023 cerca de R$ 5,2 bilhões e processou mais de 50 milhões de pedidos – um aumento de 77% em comparação a 2022. Hoje, a empresa conta com um time de mais de cem colaboradores.