A Universidade de Marília (UNIMAR) tem se destacado no cenário nacional da educação superior com o projeto pioneiro na área de tecnologia, a “Fábrica de Projetos Ágeis”. Integrada aos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), a iniciativa tem revolucionado o processo de aprendizagem dos alunos e fortalecido as parcerias com o mercado de trabalho, uma vez que os acadêmicos aprendem com projetos reais de empresas parceiras.
O coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, destaca o diferencial do projeto. “A Fábrica de Projetos Ágeis proporciona uma experiência única aos alunos, combinando teoria e prática de maneira inovadora. Eles têm a oportunidade de desenvolver projetos reais em parceria com empresas de tecnologia, o que amplia suas habilidades e competências”, afirma.
A qualidade e a quantidade dos projetos desenvolvidos na Fábrica de Projetos Ágeis caracterizam o diferencial do projeto pedagógico, que já é reconhecido nacionalmente com o 3º Prêmio de Inovação do Ensino Superior do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP). “Consolidando os cursos da Unimar como referência em inovação educacional”, complementa o coordenador.
O projeto é realizado em colaboração com empresas locais, permitindo que os acadêmicos desenvolvam soluções práticas para desafios reais. Eles são orientados pelos docentes Henrique Leal, Luna Zimmerman, Cristovam Herculiani e o professor Douglas Rodrigues.
Ainda segundo o coordenador, ao estabelecer parcerias estratégicas com empresas renomadas, a Unimar fortalece sua relação com o mercado de trabalho. “Oferecemos aos alunos oportunidades reais de estágio, emprego e desenvolvimento de projetos nas empresas parceiras, são elas: Avivatec, Breda’s Sistemas, DSIN, Eficaz, Fábrica de Códigos, Fulltime, Jacto, PedBot, Persys, Telecontrol e Tray”, conta.
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, enfatiza o impacto positivo do projeto. “A Fábrica de Projetos Ágeis não só impulsiona a formação acadêmica dos alunos, mas também fortalece os laços da Unimar com o mercado de trabalho. Estamos orgulhosos de nosso papel como agentes de transformação na educação superior”, destaca.