Encerrada a janela partidária nesta sexta-feira, 5 de abril, a Câmara de Vereadores de Marília passa a ter nova composição política a partir de agora.
Aproveitando o período de troca de legendas antes das eleições deste ano, seis vereadores da Câmara Municipal de Marília anunciaram mudanças.
Os vereadores que trocaram de partido em Marília são:
– Danilo da Saúde, que era do PSB, agora está no PSDB
– Eduardo Nascimento, que estava no PSDB, agora faz parte do Republicanos
– Evandro Galete, anteriormente no PSDB, agora é filiado ao PSB
– Júnior Moraes, que era do PL, mudou para o PP
– Luiz Eduardo Nardi, que pertencia ao Podemos, migrou para o Cidadania
– Marcos Custódio, antes no Podemos, agora está no PSDB
Além dessas alterações, alguns vereadores optaram por permanecer nos mesmos partidos; são eles:
– Agente federal Júnior Féfin permanece no União Brasil
– Elio Ajeka permanece no PP
– Marcos Rezende permanece no PSD
– Professora Daniela permanece no PL
– Rogerinho permanece no PP
– Sérgio Nechar permanece no PSB
– Vânia Ramos permanece no Republicanos
Destaca-se também que além de trocar o PL pelo PP, o vereador Júnior Moraes transferiu seu domicílio eleitoral para Alvinlândia, município onde é pré-candidato a prefeito.
Essas mudanças refletem a movimentação política visando as eleições deste ano, uma vez que é necessário estar filiado a um partido político até seis meses antes do pleito para concorrer.
Fim da janela partidaria
A janela partidária, que ocorreu entre 7 de março e 5 de abril deste ano, foi o período de 30 dias em que vereadoras e vereadores puderam trocar de partido sem risco de perda do mandato, visando a possibilidade de concorrer às Eleições de 2024 por outra agremiação partidária.
É importante ressaltar que a mesma regra se aplica a deputadas e deputados distritais, estaduais e federais, porém, neste ano, devido às eleições municipais, a janela partidária se restringiu a vereadores e vereadoras.
Prazo para filiação termina neste sábado
Apesar do encerramento da janela partidária para parlamentares municipais, os demais interessados têm até este sábado, dia 6, para se filiarem a um partido e disputarem cargos em outubro. – do Portal Marília